Descrição
Autor: Jean Huguet
Tradução de Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes
ISBN: 978-85-7474-757-6
Páginas: 104
Peso: 140g
Ano: 2014
Insular Livros
Ilustração da capa: Arte sobre imagem de Cap Juby no Marrocos espanhol (década de 1920)
Antoine de Saint-Exupéry é um autor cativante que mescla, com sabedoria, aventura e sensibilidade do olhar, ingredientes irresistíveis ao leitor, que se envolve de imediato com Voo Noturno, Terra dos Homens ou O Pequeno Príncipe, seus textos de maior público.
Cidadela é particular, controversa e difícil, mas sem dúvida lecture incontournable para os homens a quem fala Saint-Ex.
Esta tradução, fruto bem-vindo de um trabalho cuidadoso e apaixonado, nos convida, entre outros temas, a apreciar as palavras – e os silêncios – de Cidadela.
Em Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto, grande elogio de Jean Huguet à obra e ao homem Saint-Exupéry, somos iniciados à descoberta de outro escritor, não o já conhecido piloto de guerra, jornalista e poeta – mais comumente aclamado – mas sim o homem que, a partir de sua experiência no deserto, necessita absolutamente falar aos homens.
Deserto tão presente em seus textos, deserto árido assim como a aridez da alma dos homens que só utilizam a palavra vazia. Contra a palavra vinda do rumor, Saint-Ex nos ensina a importância das que vêm da oração, do espírito e da beleza do silêncio.
Juliane Bürger
Doutora em Literatura Francesa pela
Universidade Federal de Santa Catarina.
Tradutoras
Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach, professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutoramento em Língua e Literaturas Francesas e pós-doutorado na Universidade de Mirail em Toulouse na França. Publicação da autora: Percurso pelas Andanças de Antônio, ensaio sobre as poesias de Rodrigo de Haro. Traduções pela Editora da UFSC: Saint-Exupéry em Cartas de Juventude, Balzac em Seráfita e Maupassant em Madame Hermet (edição bilíngue e prêmio Boi de Mamão de tradução). Tradução pela Editora BesouroBox (Porto Alegre): Paul Souchon em As Profecias de Victor Hugo.
Márcia Regina Barreto Moraes, revisora das publicações do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Jornalista profissional, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, e administradora, pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão e Cooperação Internacional (Universidade Moderna de Lisboa/UDESC). Bacharel em Língua e Literaturas Inglesas pela UFSC. Domínio da Língua e Literaturas Francesas (Nancy-III) pela Aliança Francesa de Florianópolis, Santa Catarina com diplomas de proficiência (DALF e DELF). Publicação no prelo (editora da UDESC): En route, en route, escala Campeche, sobre a história do campo de aviação da Air France (“Aeródromo Adolpho Konder”) na Ilha de Santa Catarina.
Avaliações
Não há avaliações ainda.