Jorge Lacerda: Jornalista, Humanista, Estadista

R$59,00

3 em estoque

Descrição

Autor: Moacir Pereira

ISBN: 978-85-7474-806-1
Páginas: 224 il.
Peso: 315g
Ano: 2014

15x21cm
Capa: Valmor Fritsche
***

ATENÇÃO: Últimos exemplares sem uso, porém sem embalagem original e que por estar em exposição pode apresentar algum sinal como poeira acumulada nos cortes, ou amarelecimento natural do papel

***

Jorge Lacerda é uma das mais brilhantes personalidades de nosso País, sobre quem pouco tem se transmitido às gerações que o sucederam. Reconhecendo outras importantes contribuições, reparar em parte esta omissão é o objetivo desta obra, pois sua prematura e fatal perda em 1958, não pode obscurecer seu legado.

Estão aqui os principais discursos de Jorge Lacerda, revelando, além de algumas das suas principais ideias, preocupações e propostas, a sensibilidade que tinha ao tratar os problemas humanos, sociais e econômicos de Santa Catarina, bem como seus atributos para motivar e proteger a produção cultural nacional. Também artigos, depoimentos e crônicas de ilustres intelectuais brasileiros, consagrando-o e elevando-o como importante vulto da Nação. São páginas que ilustram a memória do grande humanista e estadista aqui biografado, seja como jornalista, notável incentivador e promotor da nossa cultura, ou como político, brilhante parlamentar e aplaudido governador.

“Jorge Lacerda era ligado a Santa Catarina por laços de coração e de família, a princípio, e depois pelos serviços públicos com que a honrou e a dignificou, refletia-se a inteligência viva, irrequieta, brilhante, original, cativante, simpática e buliçosa, permitindo ao observador a visão do político e do homem atualizado, confiante e depreendido. Nele despertaram ainda os sentimentos de bondade e de compreensão para com os dramas dos angustiados e desprotegidos da sorte.”
Adhemar Ghisi

“Como ninguém ele soube ouvir o povo. Olhar posto nos olhos do interlocutor, a mão direita sobre o ombro de quem lhe falasse, como que a completar a fusão de dois espíritos, o ouvido atento aos reclamos justos, ele a todos conquistava com a sua bondade. Tal a sua popularidade, tão grande o seu prestígio, tão profundas as suas raízes no seio do povo que a sua candidatura ao Governo do Estado e o esplêndido triunfo eleitoral foram sequências naturais na trajetória de sua fulgurante vida pública.”

Aroldo Carvalho

“Conheci Jorge Lacerda no momento de empolgação da campanha eleitoral para governador em 1955. Nos contatos que se seguiram, em ocasiões distintas, falou-me da importância da imprensa, deixando visível que no seu governo haveria de criar vias para, através dos meios de comunicação, manter-se em permanente contato com os catarinenses.
Outra peculiaridade: um governador moço que procurava cercar-se de assessores mais moços.”
Jali Meirinho

“O seu coração só conheceu benquerenças. O seu bom humor constante revelava, a cada passo, o homem que sempre estava em paz consigo mesmo e com aqueles para quem viveu: a sua família, os seus amigos, o seu querido povo.”

Abelardo Sousa

“Era muito mais um pensador, um artista, um intelectual do que um político. Conquistava pela simplicidade pessoal, pela cultura aprimorada, pelo verbo fluido e elegante, pela tolerância extrema e pela bondade permanente. Estava em pleno voo ascensional, havia bem pouco iniciado na vida política, quando a fatalidade o apanhou e sua presença se tornou memória; sua lembrança, saudade; seu futuro, passado; sua existência, recordação; e seu nome, História.”
Eugênio Doin Vieira

“Foi realmente, pelo equívoco de um desencontro, que Jorge Lacerda teve de apanhar o avião em Florianópolis para conferenciar comigo em São Paulo acerca da política de Santa Catarina. Não tendo tido eu ocasião de lhe explicar e explicitar certos acontecimentos da política daquele Estado, e sabendo Jorge que eu regressava de Belo Horizonte para São Paulo, tratou de embarcar no avião fatídico para se encontrar comigo na Capital bandeirante. Este fato ainda mais pesou na minha dor, por ter ignorado qual a mensagem, qual a palavra que Jorge, em grande angústia, queria revelar-me.”
Plínio Salgado

——————————————————————–

Moacir Pereira, o autor deste livro, foi fundador e professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista e escritor. Cronista político da Rede Brasil Sul de Comunicações – RBS. Membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Imprensa – ACI. Autor de 41 livros.

Informação adicional

Peso 315,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Jorge Lacerda: Jornalista, Humanista, Estadista”