Descrição
Organizadoras: Leyli Abdala Pires Boemer, Maria Salete de Miranda, Milene Peixer Loio e Viviane Lima Ferreira
ISBN: 978-85-7474-725-5
Páginas: 352 il.
Peso: 640g
Ano: 2013
Este livro, feito a muitas mãos e muitas vozes, torna pública a experiência realizada no Curso de Jovens e Adultos do Campo, a fim de socializar os acontecimentos vivenciados, com outros projetos de educação que ocorrem no contexto do campo e/ou da cidade. Nesse sentido, é preciso salutar um dos princípios norteadores para a realização desse curso, qual seja: o foco na realidade dos educandos e educandas em todo o desenrolar do processo educacional. Comprometida com a transformação social, a proposta do curso apresenta um trabalho que buscou compreender as problemáticas atuais da educação, em amplo sentido, e da educação de jovens e adultos de assentamentos do MST, em sua especificidade. O próprio título do livro sugere o desafio assumido por esse grupo do Curso de Eja-Médio do PRONERA/UFSC que, ao mobilizar a teoria dos Complexos de Estudo, realizou a escolarização e formação de 200 jovens e adultos de assentamentos e acampamentos do MST.
SUMÁRIO
Prefácio
Natacha Eugênia Janata
Apresentação
Leyli Abdala Pires Boemer
Contribuição dos complexos de estudo na construção da proposta pedagógica do Curso de EJA Ensino Médio–PRONERA/UFSC
Sandra Luciana Dalmagro e Ezequiel Antonio de Moura
Ensino de Filosofia para uma Educação do Campo: uma experiência em assentamentos do MST no interior de Santa Catarina
Leandro Marcelo Cisneros
Reflexões sobre o ensino de História no universo camponês
Rose Elke Debiazi
A Matemática vivida: A linguagem matemática como prática social
Maria Salete de Miranda
Relatos de experiências educacionais no ensino de Física para camponeses (as): uma abordagem socialista na educação do campo
Fernando Henrique Peres
Articulação entre conhecimentos populares e científicos para construir um ensino mais significativo de Biologia no Curso de Jovens e Adultos do campo do PRONERA
André Ganzarolli Martins e Ezequiel Antonio de Moura
Ensino de sociologia no meio rural: contribuições do materialismo histórico-dialético para a militância de jovens e adultos camponeses
Ana Carolina Bordini Brabo Caridá e Kelem Ghellere Rosso
Por uma geografia da luta pela terra: aprendendo e ensinando Geografia no Curso de Educação de Jovens e Adultos do campo – Ensino Médio do PRONERA
João Marcelo Vela e Silvio Marcio Montenegro Machado
Enseñanza de lengua extranjera española en la educación de jóvenes y adultos del campo – un proyecto del PRONERA/UFSC y el MST/SC
Luana de Oliveira Lopes
A agroecologia como ferramenta pedagógica na educação do campo em assentamentos de reforma agrária de Santa Catarina
Rodrigo Luiz da Silva Dutra
A luta do programa nacional de educação na reforma agrária-pronera por uma educação do campo
Glaucia Bastos do Amaral , Júlia Boemer, Luisa Boemer e Maíra Abreu Guimarães
As interações entre jovens e adultos do campo, socializando e aprendendo coletivamente: experiência da turma Paulo Freire – Campos Novos
Júlia Boemer
Relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido no projeto de escolarização de jovens e adultos do campo
Nayanna Moser Zacchi
Direito à educação diferenciada no campo: o caso do Curso de Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio do PRONERA/SC
Marcela do Amaral Pataro Machado
A utilização dos meios tecnológicos como ferramenta de inserção e transformação social
Leyli Abdala Pires Boemer e Luisa Boemer
A prática da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa com jovens e adultos do MST
Milene Peixer Loio e Viviane Lima Ferreira
TURMA PAULO FREIRE – Polo Campos Novos
Seguindo o rumo do conhecimento
Aline da Costa Pereira
Levar adiante
Antonio Marcos Adreoli Machado
Historia de minha vida
Camila Mendes
Como eu mudei
Cristina Pereira de Oliveira
Nunca é tarde para ser feliz
Darvil Scudélla
Dificuldades e oportunidades para um sem terra
Douglas Chavier e Paulo Cesar da Silva
Um resumo de minha história
Edson de Siqueira
Um pouco da minha história
Ernesto Soares dos Santos
Minha história em busca de um sonho
Gema Buffon Scudélla
Relato de vida, luta e retomada dos estudos numa perspectiva histórica.
Geneci Luciana de F. Adreoli
Estudando para o futuro
Jackson Bandeira
Minha vida no MST
José Adriano da Luz
Para uma visão de educação cidadã e conhecimento compartilhado
José dos Santos
Relato de experiência
Josiel Vargas
Relato de experiência
Salete Machulak
Passo triste em busca do conhecimento
Sírio Von Scharten
A camponesa
Sirley Ungaratti
TURMA FLORESTAN FERNANDES – Polo de Abelardo Luz
Mulher vencedora
Adriana Pinotti Alves
Sonhar mais um sonho
Alesandra Aparecida Kohler Andrighe
Estudar e desenvolver os conhecimentos e saberes para a reforma agrária
Anacleto José Pinotti
Ser mãe e educanda
Elizangela de Ramos Carus
Conhecendo o desconhecido
Fabiana Antunes da Costa
A EJA numa realidade do campo
Ines Barbieri Carneiro
Educação no campo, uma realidade
Isolde Gris Costa
Uma história de vida com uma muralha vencida
Ivone Alves de Quadra
Derrubando barreiras, destruindo preconceitos
Juliana Gris Costa
Mulher lutadora: desafios e conquistas
Lecir Lourdes Pinotti
Nunca é tarde para aprender
Luci I. B. de Almeida
Sempre é tempo de aprender e ensinar
Marta Rodrigues Pereira
Um sonho realizado, mas a luta continua!
Rosane Ricardo Isele
A realidade no campo para a mulher atual
Rosangela Gris
Minha história, minha vida!
Sonia Regina de Souza Candido
A mulher que vence no campo
Silvane A. P. Santos
Minha história de vida
Shaiane dos Santos
TURMA IRATÃ RODRIGUES – Polo de Catanduvas
A produção coletiva do conhecimento
Amador Gonçalves de Souza
Uma revolução se faz no coletivo
Antônio Barbosa
A conquista de um povo trabalhador para a transformação do coletivo
Denise Santos
Uma lição para a vida
Dionatan Barki de Almeida
Minha história diferente
Édina Cristina Gonçalves
EJA/Pronera: alguns aproveitam, outros não
Gaspar Valentim Czarnowski
Relato de experiência
Jovanio Antunes de Oliveira
Uma nova visão da sociedade
Junior Miranda Rodrigues
Militância: teoria e prática
Leandro Luis Lavratti
Uma visão renovada
Loreni Gonçalves
A educação é uma forma de transformação
Lucia da Silva
O dia a dia no campo
Maira Terezinha Scopel Frozza
A importância da EJA para o MST
Paulo Carneiro
Avaliações
Não há avaliações ainda.