Descrição
Autor: Moacir Pereira
ISBN: 978-85-7474-697-5
Páginas: 544 il.
Peso: 1100g
Capa dura
Ano: 2013
Insular Livros
O Resgate da Memória
Tudo começou em 2005, quando Rogério Macanhão manifestou interesse na edição de um livro que fizesse referência ao Serviço de Fiscalização da Fazenda, voltado ao passado. Em sua gestão como Presidente do Sindifisco foi efetuada alteração estatutária para criação de uma diretoria específica que cuidaria desse trabalho: “Resgate da Memória do Sindicato”.
Esta tarefa, inicialmente, foi dada ao colega Roberto Kroeff, que deu os primeiros passos e que muito nos estimulou na continuação da ideia da obra, sonho também do Presidente Fabiano Nau.
No início pareceu tarefa muito difícil, dado a escassez de material disponível que pudesse trazer fatos essenciais ao resgate de nossa história. Aos poucos foram aparecendo elementos, muitos deles, em péssimo estado de conservação e também muitas fotos sem vida: ausência de legenda e data.
No entanto apaixonei-me pelo trabalho.
Em razão disso, o que parecia difícil, acabou gerando, uma grande expectativa de poder realizá-la.
Valendo-me da experiência funcional e vivência de meio século de vida fazendária, foi possível, em mais de um ano de pesquisa permanente e muita dedicação, a obtenção de dados que enriqueceram a obra.
Nossa grande preocupação era com o tempo, pois sentíamos que a cada ano colegas nos deixavam levando consigo o registro de suas vidas. Do material pesquisado e através de relatos o leitor é conduzido pelos labirintos do passado fazendário, conhecendo também, um pouco da história pública do Fisco Catarinense.
Agradeço muito, primeiramente a Deus, pela vida e pela “cura” e depois ao Fabiano Nau por ter me dado a oportunidade de realizar este grandioso trabalho.
Claro que a pesquisa, não esgotou todos os fatos e novos dados, por certo deverão aparecer, os quais enriquecerão novas edições.
Cidemar José Dutra
Diretor de Projetos Especiais
O Fisco e a Construção do Estado
O SINDIFISCO tem a grata satisfação de presentear os filiados e o público com este relato histórico da trajetória do Fisco e seu sindicato. Importante condensar este conjunto de informações numa publicação. Como dizia o mestre Darcy Ribeiro, “o livro foi a maior invenção da história e a base de todas as outras conquistas da civilização”.
A obra contém o precioso relato das lideranças da entidade, coletado numa inédita “mesa-redonda”, onde presidente e ex-presidentes puderam relembrar suas lutas sindicais.
Interessante captar desses relatos a compreensão que os entes políticos tiveram em relação ao grau de importância e essencialidade do Fisco. Mais que isso, o seu papel fundamental na construção do Estado democrático de direito.
Como resultado desse processo construiu-se uma legislação que mudou a dinâmica do Fisco catarinense, através da inovadora sistemática do “Acordo de Resultados”. O tempo haverá de confirmar que este novo paradigma produzirá excelentes resultados para a sociedade barriga-verde.
Destaque-se por fim, o riquíssimo relato dos “causos” ocorridos com os profissionais do Fisco, onde aflora o lado humano, por vezes engraçado, por vezes dramático, do dia-a-dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual.
Parabéns a todos os colegas que participaram desse grandioso projeto!
Eduardo Antônio Lobo
Vice-presidente
O jornalista e escritor Moacir Pereira, com 37 livros já publicados, tem desenvolvido um notável trabalho de preservação da memória histórica, política e social de Santa Catarina. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras, entre outras obras, vem biografando a trajetória de vida de algumas das nossas mais importantes personalidades e resgatando a evolução de entidades corporativas, como o faz neste livro sobre a História do Fisco Catarinense: Construindo uma Santa Catarina Melhor.
Avaliações
Não há avaliações ainda.