Descrição
Organizadores: Vera Lucia Nehls Dias e PET Geografia UDESC
ISBN: 978-85-7474-648-7
Páginas: 436 il.
Peso: 780g
Ano: 2011
Insular Livros
Capa: Rodrigo Poeta
***
Trata-se de uma obra construída entre parceiros palestrantes, pesquisadores, professores, alunos e ex-alunos da UDESC e da UFSC, aberta a várias perspectivas teóricas e unidas pelo mote do tema de pesquisa – o “Observatório da Grande Florianópolis do Pet de Geografia da UDESC”.
O livro foi dividido em cinco partes de acordo com os temas:
1 – Processos do Ambiente: lugares, impactos e análises
2 – Conflitos Sociais: a cidade, o Estado e o poder
3 – Mobilidade Urbana
4 – Experiências de ensino – aprendizagem
5 – Dinâmica regional e mercado de alimentos na Grande Florianópolis
Esta é a segunda publicação do PET/Geografia da Udesc. O primeiro trabalho, Conhecendo Erval Velho: dinâmicas e perspectivas, publicado pela Editora Modelo, reuniu o resultado da pesquisa coletiva do PET/Geografia da Udesc em municípios que carecem de meios para levantar dados e informações necessários à formulação de políticas públicas.
Agora o PET/Geografia inova mais uma vez e continua a dar valiosa contribuição à Geografia de Santa Catarina. Cadernos Geográficos do Observatório da Grande Florianópolis apresenta estudos que analisam a Grande Florianópolis por diferentes ângulos não antagônicos. São artigos exuberantes em sua forma e conteúdo, policrômicos em cenários e nas teorias, sem perderem uma unidade nos enfoques tão pungentes e profundos.
Está de parabéns o PET/Geografia da Udesc em reunir esta obra e levá-la ao público no formato impresso − meio quase romântico de socialização da produção acadêmica; num universo que tem priorizado o meio digital em função do frenesi produtivista e do imediatismo que ele oferece. Divulgar em papel é uma demonstração de resistência ao neoliberalismo e sua competição individualista, que distanciou a universidade brasileira da vida real, das comunidades locais e dos movimentos sociais.
Prof. Dr. Maurício Aurélio dos Santos
Ex-tutor do Pet/Geografia da Udesc
O Que é PET?
Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). PET (Programa Especial de Educação) foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas de Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM). O PET (Programa de Educação Tutorial) é composto por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além da educação tutorial.
O PET Geografia UDESC
Na UDESC o PET de Geografia foi criado em 1994 pela Profª Maria Graciana Espellet de Deus Vieira, tutora de 1994 a 1997. Entre 1997 e 2001 o tutor foi o Prof. Ricardo Wagner ad-Víncula Veado. Em 2001, a Profª Mariane Alves Dal Santo coordenou o Pet-Geo até 2002, quando foi substituída pela Profª Isa de Oliveira Rocha. Entre 2003 e 2004 tivemos a segunda passagem do Prof. Ricardo Wagner ad-Víncula Veado como tutor. De 2004 e 2006, o cargo foi ocupado pelo Prof. Wendel Henrique (hoje professor da Universidade Federal da Bahia). Entre 2006 e 2007 novamente contamos com a colaboração do Prof. Ricardo Wagner ad-Víncula Veado, até chegarmos em 2007 quando o Prof. Maurício Aurélio dos Santos assumiu a tutoria do grupo até junho daquele mesmo ano. A Profª Vera Lúcia Nehls Dias é a responsável pelo grupo desde então.
Atualmente o grupo do PET de Geografia está trabalhando na Pesquisa “Observatório Geográfico da Grande Florianópolis”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.