Narrativas Midiáticas

R$64,00

4 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-7474-606-7

Descrição

Organizadores:
Célia Ladeira Mota,
Luiz Gonzaga Motta,
Maria Jandyra Cunha


ISBN: 978-85-7474-606-7


Páginas: 269 il.


Peso: 420g


Ano: 2012


Capa: Rodrigo Poeta

Aqui um link para outras criações do Rodrigo Poeta

Está é uma publicação de autores que estudaram e pesquisaram os diversos aspectos narrativos de objetos como séries de TV, fotografias, documentários, textos jornalísticos e literários, além de expor a análise crítica da narrativa.
São mestrandos, doutorandos e jornalistas pesquisadores que representam um campo teórico e analítico que se aprofunda como um processo interpretativo por excelência da Comunicação Social.

São 15 autores organizados em três partes:
I. Narrativas do Real;
II. Fronteiras: Jornalismo e Literatura
III. Narrativas da Imagem.


Luiz Gonzaga Motta questiona: por que estudar as narrativas?
As narrativas factuais emergem através da análise de reportagens e coberturas jornalísticas especiais. A revistaVeja é objeto de Luiz Cláudio Ferreira e, também, de Valéria de Castro Fonseca. Reportagem sobre o rock’n’roll como o som da contracultura dos anos 60 é o tema de Daniella Ribeiro. Através de artigos de Millôr Fernandes, Marianna Stumm Domenici adentra a O Pasquim.
As fronteiras da narrativa vêm a seguir. O premiado livro Operação Condor. O sequestro dos uruguaios. Uma reportagem dos tempos da ditadura é examinado por Maria Jandyra Cunha. O diário de guerra é o formato de gênero analisado por Vítor de Abreu Corrêa. As estruturas narrativas mesclando ficção e realidade nas obras de Jorge Amado são examinadas por Luciana Ribeiro Rodrigues. O twiter motivou a análise de Mariane Gonçalves Rodrigues com uma narrativa sequenciada.
As narrativa midiáticas são o fecho. A narrativa semiótica é tratada por Célia Ladeira Mota. Dois artigos se desenvolvem tendo como base o documentário: Edileuza Penha de Souza, com a inter-relação entre texto e imagem, e Rosana Alves, com foco na “heroína” como personagem central do gênero narrativo. Beatriz Vilela explora a narrativa visual e poética nas imagens do livro As cidades do Brasil: Brasília. A minissérie Alice é o motivo de Karlany Soares Chaves que busca sentidos a partir de texto, diálogos e imagens.
Finalizando este livro, Thalita Sasse Fróes vê o texto icônico na narrativa fotojornalística como elemento para destacar as diferenças que permeiam o Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Autoras (es)

Luiz Gonzaga Motta
Luiz Cláudio Ferreira

Daniella Ribeiro de Souza

Marianna Stumm Domenici

Valéria de Castro Fonseca

Maria Jandyra Cavalcanti Cunha

Vítor de Abreu Corrêa

Luciana Ribeiro Rodrigues

Mariane Gonçalves Rodrigues

Célia Ladeira Mota

Edileuza Penha de Souza

Rosana Alves

Beatriz Vilela

Karlany Soares Chaves

Thalita Sasse Fróes

Informação adicional

Peso 420,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Narrativas Midiáticas”