Descrição
Organizadoras: Nair Prata e Wanir Campelo
ISBN: 978-85-7474-583-1
Páginas: 352 il.
Peso: 530g
Ano: 2011
O centenário de nascimento e os 25 anos da morte de Tancredo Neves motivaram a produção desta obra. Não no sentido da comemoração destas datas, mas na perspectiva de ampliar os estudos acerca da influência deste grande estadista brasileiro em nossa história e de sua inserção no cenário midiático de nosso país.
A trajetória do ex-presidente, a conjuntura histórico-política, a campanha pelas Diretas Já, a eleição pelo Colégio Eleitoral, o clamor popular, a doença, a agonia e a sua morte são o cenário sobre o qual os autores projetaram a sua relação com os jornais impressos, o rádio, a TV, a música, os jornalistas e a imprensa em geral, bem como analisaram a mitificação da sua figura na memória popular. São vinte e seis pesquisadores que refletem, em dezessete textos sobre o papel que a mídia representou nesse fenomenal processo que se inseriu definitivamente na vida nacional.
Tancredo, vida e obra
Tancredo Neves é uma das mais perfeitas traduções da arte mineira de fazer política – com P maiúsculo, registre-se. Comprometido com os destinos de Minas Gerais e do Brasil, hábil articulador, espírito conciliador e democrata convicto, Tancredo reúne, em seu perfil e personalidade, valores que formam e conformam o que se acordou chamar mineiridade − um jeito mineiro de ser, de agir e, naturalmente, de fazer política.
A vida e obra de Tancredo exprimem exatamente isso − desde os tempos de vereador, em São João del-Rei, passando pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e pelo Congresso Nacional, como deputado e senador da República, até chegar ao governo do Estado e, em seguida, à Presidência da República, encerrando o ciclo de governos militares iniciado em 1964.
Sob o olhar de especialistas em comunicação, e sob a segura e competente coordenação das jornalistas Nair Prata e Wanir Campelo, este livro cumpre exatamente a missão de revisitar, resgatar e imortalizar a vida e obra de um dos maiores e mais importantes protagonistas da política mineira. Uma história que, em seu derradeiro capítulo, registra a obra maior de Tancredo como líder do memorável movimento de travessia que trouxe o Brasil de volta à democracia.
Olavo Machado –
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais − FIEMG
Autores(as):
Adolpho Queiroz
Adriana dos Santos
Ângela de Moura
Cássia R. Louro Palha
Eduardo Costa
Gelsom Rozentino de Almeida
Gerson de Sousa
Gesner Duarte Pádua
Graziela Mello Vianna
Hebe Gonçalves
Heloiza Matos
Luciana Praxedes
Luciano Andrade Ribeiro
Maria Beatriz Bretas
Maria Céres Castro
Maria Cláudia Santos
Marialva Barbosa
Marlon Wender
Mirna Tonus
Nair Prata
Rogério Martins de Souza
Sônia Pessoa
Telma Johnson
Vanessa Padrão Paiva
Vera R. Veiga França
Wanir Campelo
Avaliações
Não há avaliações ainda.