Descrição
Organizador: Remy J. Fontana
ISBN: 978-85-524-0472-9
Páginas: 216
Peso: 385g
Ano: 2024
16 x 23 cm
Mas entre estes tantos alguns se destacam, seja pela configuração de suas personalidades, seja por uma particular conjuntura histórico-política que os desafiam ou os convocam para ações destemidas, que então os alçam a um patamar de alta relevância.
É o caso de Wedekin, escrito e mencionado assim mesmo, sem a necessidade do pronome, por todos os democratas que resistiam ao regime autoritário de 1964, que o tinham como inspirador de suas lutas, organizador de seus empenhos, estrategista de suas ações e como defensor dos afrontados em seus direitos ou violados em sua integridade física ou dignidade humana.
Decorre, pois, destas circunstâncias, de tais atitudes, de tais enfrentamentos ter Wedekin se tornado um dos símbolos mais reconhecidos por estas plagas, da longa, porém exitosa volta à democracia. E desde sempre, agora sob novos influxos e novos desafios propugnar por mais elevados parâmetros do debate público, pelo aperfeiçoamento das instituições e, especialmente, nestes tempos de obscuro reacionarismo, pela intransigente defesa e promoção dos valores civilizatórios.
Remy J. Fontana
Remy José Fontana, nasceu em Concórdia, SC, em 1947. Filho de Diamantina e Paulino Fontana. Graduado em Administração e Gerência (ESAG-
UDESC), Filosofia (CFH-UFSC); pós-
graduação em Sociologia (FFLCH-USP) e em Ciência Política (School of Political Science, Birkbeck College, University of London). Sociólogo. Professor no Depto. de Sociologia e Ciência Política (UFSC, 1976-2010). Autor de Da esplêndida amargura à esperança militante – ensaios políticos, culturais e ocasionais (Ed. Insular, 2022); Democratic life after the transition – in Search of governability in Brazil: from Sarney to Lula’s first presidency (Ed. Dialética, 2024). Vive em Florianópolis com a esposa Elaine, onde dedica-se a escrever ensaios, artigos e análises nas áreas das humanidades, notadamente a de política.
Armando Lisboa – Professor no Depto. de Economia e Relações Internacionais da UFSC
***
Aprendi com Wedekin, o valor da solidariedade, sensatez e persistência na defesa da democracia, da justiça social, dos direitos sociais para o enfrentamento das desigualdades sociais, que hoje, temos claro, se imbricam interseccionalmente: desigualdades de gênero, raça/cor etnia e de classe social.
Ligia Giovanella – Médica, docente e pesquisadora da FIOCRUZ
***
Nelson Wedekin é daquelas pessoas que marcam por onde passam. Aprendi a admirá-lo desde os tempos em que, com muito denodo, atuou na Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Florianópolis, onde notabilizou-se pela defesa da liberdade, da cidadania e dos direitos humanos.
João Henrique Blasi – Desembargador do TJSC
***
… o que emociona realmente meu avô é a beleza. A beleza de uma cidade maravilhosa, de um grande filme, de uma orquestra coesa e de uma canção sentida, sim. Mas também a beleza de ver filhos, netos e bisnetos prósperos e em boa saúde, a beleza das infinitas boas memórias compartilhadas com uma companheira de vida…
Camille Wedekin Lohmeyer
Avaliações
Não há avaliações ainda.