Descrição
Guia prático para trabalhar em sala de aula
Organizadores: Cristine Rahmeier Marquetto e Natália Coelho da Silva
ISBN: 978-85-524-0440-8
Páginas: 140 il.
Peso: 355g
Ano: 2024
20x25cm
***
O presente manual Alfabetização Midiática – guia prático para trabalhar em sala de aula tem a intenção de proporcionar reflexões a professores, educadores ou quem se interessar pelo tema, a fim de torná-los consumidores e usuários críticos da mídia, para então amarrar sua práxis num processo que desperte também o estudante para o mundo hiperconectado que vivemos. Vale ressaltar que optamos por usar o termo “Alfabetização Midiática” por acreditarmos que se assemelhe conceitualmente ao que vem sendo aplicado, trabalhado e discutido em outros países. tal conceito é entendido, de forma geral, como um processo educativo e social que visa o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das mídias.
***
A Constituição Federal, de 1988, em seu Artigo 207, determina que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” [Grifos nossos]. Ou seja, é um
preceito constitucional nosso importante tripé Ensino/Pesquisa/Extensão. E está aí, na busca de materializar esse tripé, uma das principais missões de toda e qualquer instituição de ensino superior tal como a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB).
A poderosa forma conhecida e validada para dar vida e durabilidade ao tripé Ensino/Pesquisa/Extensão é a Universidade abrir olhos e ouvidos, postar-se em diálogo com as comunidades externas à Universidade. Se nos isolarmos intramuros e, como artífices da arte de educar que somos, não formos “aonde o povo está”, como diz o poeta, bem, sem essa ação extra-muros,
essa tríade não se sustenta, inexiste.
E, enquanto docente e também enquanto Diretora da FAC-UnB, posso assegurar-lhes o testumunho institucional de que o Alfabetização Midiática: Guia Prático Para Trabalhar em Sala de Aula, prezada leitora, prezado leitor, é o preciso resultado de diálogo extra-muros. Tem sido a partir da dinâmica desse tripé que o Observinfo vai até as salas de aula das escolas e, foi ali, na conversa direta com estudantes, professoras e professores que construíram esse relevante Guia. Um Guia alicerçado na vivência Ensino/Pesquisa/Extensão.
Parabenizo a equipe Observinfo, a FAC-UnB, demais instituições nacionais e internacionais, assim como as comunidades escolares parceiras que somaram para o presente resultado. Estamos efetivamente, instituições e comunidades, unidas e unidos em prol da Alfabetização Midiática, e, portanto, no combate à desinformação e no fortalecimento da agenda permanente da nossa Faculdade em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Avaliações
Não há avaliações ainda.