Descrição
Autoras: Maria Celina da Silva Crema / Raquel Quadros Seiffert
ISBN: 978-85-7474-520-6
Páginas: 120
Peso: 290g
Ano: 2010
Se se quer envelhecer bem, o primeiro passo é a consciência de que isso é possível.
O termo velhice bem sucedida foi incorporado pela Gerontologia para significar que velhice e envelhecimento não são sinônimos de doença e inatividade.
A memória é uma das mais importantes funções cognitivas e afeta ao envelhecimento, porém possui plasticidade que é a capacidade de se adaptar.
Muitos dos receios que os idosos manifestam em relação a falhas de memória podem ser dirimidos com informações e atitudes de como a memória funciona e como melhorar seu desempenho.
O conhecimento sobre o seu funcionamento pode contribuir para a confiança, auto-estima e independência do idoso.
Para a teoria de otimização seletiva com compensação, na velhice é possível otimizar e preservar a memória praticando-se estratégias compensatórias externas e internas.
Um dos fundamentos do NETI de que o ser humano tem a capacidade de aprender durante toda a vida, pode ser identificado nos propósitos deste livro.
O gerenciamento do estilo de vida, da prevenção da saúde e da otimização da memória, atuam como componentes do processo educativo a ser realizado permanentemente.
Maria Celina da Silva Crema é graduada em Pedagogia / Magistério pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/ Orientação Educacional pela Fundação Educacional Alto Vale do Rio do Peixe – FEARPE/ UNC; mestre em Educação / Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Experiência no magistério superior catarinense nos campos da Docência, Pesquisa, Extensão, Administração, e Avaliação Institucional. Foi profª adjunta do Centro de Ciências da Educação da UFSC. É profª no Curso de Especialização em Gerontologia da UFSC. Atua como profª voluntária no Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI – UFSC.
Raquel Quadros Seiffert é graduada em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, especialista em Sociologia pela Fundação Severino Sombra – RJ; mestre em Sociologia Política/ Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Experiência no magistério superior catarinense nos campos da Docência, Pesquisa e Extensão, Foi profª adjunta do Centro de Filosofia e Ciência Humanas da UFSC. É profª do Curso Especialização em Gerontologia da UFSC. Atua como profª voluntária no Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI – UFSC.
“Este livro reúne, organiza, analisa e sistematiza os resultados dos estudos, das práxis e das atividades e oficinas pedagógicas sobre envelhecimento e memória realizados a partir do Grupo de Estudos de Envelhecimento e Memória − GEEM do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI / UFSC) e também, valendo-se da pedagogia da pergunta, traduz os questionamentos mais comuns sobre memória e envelhecimento, oferecendo respostas embasadas para tal.”
[…]
“Entende-se que este livro se destina a todos que busquem refletir, decodificar e socializar conteúdos sobre memória no envelhecimento normal na perspectiva da educação permanente e que, se quiserem, podem utilizar oficinas pedagógicas como ferramenta didática para tal. Sejam eles gerontólogos, coordenadores de grupos de idosos, cuidadores, idosos, educadores e demais, que atuem direta e / ou indiretamente com idosos e que estejam comprometidos com o permanente aprender a saber, a fazer, a conviver, a ser.”
Avaliações
Não há avaliações ainda.