Descrição
Organização: Maria Helena Weber, Marja Pfeifer Coelho e Carlos Locatelli
ISBN: 978-85-7474-987-7
Páginas: 728 il.
Ano: 2017
Dos grandes acontecimentos e temas que provocam a sociedade, pautando o debate público, às práticas de instituições públicas e privadas, passando pela experiência amplamente estudada da administração Popular em Porto Alegre (1989-2005), este livro registra não apenas as pesquisas empreendidas pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop), mas também as bases teóricas que delineiam a comunicação pública como instância fundamental à qualidade das democracias contemporâneas.
Marcas de fazer, marcas de pensar. As reflexões aqui reunidas são um registro da trajetória do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop), grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e liderado pela professora Maria Helena Weber. Nestas páginas, são as questões da vida pública e o modo de estudá-las que assumem o foco principal – provocações enfrentadas como pesquisa que contribuem para o entendimento da comunicação pública em suas diferentes dimensões, culminando com a hipótese de conceito indicador da qualidade do próprio regime.
As articulações entre Sociedade, Meios de Comunicação e Estado em torno de temas de interesse público mobilizam atores diferenciados conforme as questões em pauta; produzem variados regimes de visibilidade; criam expectativas de comportamentos de acordo com uma dimensão normativa cara à democracia; efetuam-se em uma facticidade que requer registro, estudo e crítica. É nesta riqueza teórica e empírica que os textos aqui reunidos são tecidos, cada qual na especificidade de seu objeto, cada qual buscando nas linhas e entrelinhas o papel e o espaço da comunicação pública nestas interações.
Em alguns casos, são grandes acontecimentos que deflagram o processo de interação necessário à experiência pública, ou temas que despertam e mobilizam o debate. Muitas vezes, esse esforço de pesquisa apanha a história em curso, como mais um registro – o acadêmico – sobre questões públicas contemporâneas. Em outros, trata-se de averiguar como diferentes instituições comportam-se e estruturam-se para participar de processos de comunicação pública – e assim avaliar as possibilidades e limites das atuações de diferentes redes e atores.
Há também o registro da experiência da Administração Popular em Porto Alegre (1989-2005), peculiar em sua inovação da forma de comunicar e entender a cidade. Todas essas contribuições partilham a inscrição da trajetória do próprio Nucop: um lugar de reflexão das questões da vida pública contemporânea.
Autores/as
Adriana Montanaro-Mena
Adriane Figueirola Buarque de Holanda
Alexandre Haubrich
Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Amanda Marcolin Simon
Ana Javes Luz
Bruno Kegler
Camila Lângaro Becker
Camila Moreira Cesar
Carlos Locatelli
Carmen Regina Abreu
Denise Avancini Alves
Fernanda Natasha Bravo Cruz
Florenza Zandonade Carnielli
James Görgen
Josemari Poerschke de Quevedo
Laerson Bruxel
Leandro Stevens
Manoella Neves
Marcelo Xavier Parker
Marcos Vinícius Pereira
Maria Helena Weber
María Patricia Téllez Garzon
Marja Pfeifer Coelho
Marlise Viegas Brenol
Pedro Luiz da Silveira Osório
Sandra Bitencourt de Barreras
Sandra de Deus
Tânia Silva de Almeida
Tiago Gautier Ferreira Borges
Wesley Lopes Kuhn
Avaliações
Não há avaliações ainda.