Descrição
Reflexos do cotidiano profissional e a poesia como estratégia
Autora: Maria Aparecida Lemos Silva
ISBN: 978-85-7474-448-3
Páginas: 96
Peso:190g
Ano: 2009
Inspiração, ousadia, expertise, conhecimento, convivência, pragmatismo são qualidades e atributos da professora Maria Aparecida, explícitos nesta considerável obra científico-educacional-poética. Assim, com clareza, coerência e determinação ela enfatiza a importância da educação no contexto da vida. O tema básico “Educação e Vida…” vai sendo refletido como fruto de vivências em convivência.
A autora reporta-se aos afazeres de seu cotidiano profissional para nos oferecer uma abordagem crítica sobre o complexo sistema educacional vigente. E, fundamentalmente, na educação sistemática, como docente e pesquisadora educacional – sujeito no processo convivido reflete situações reais com coragem, sutileza e harmonia. As temáticas apresentadas neste livro sob a forma de poemas desafiam-nos para entendimento quanto ao real significado da educação.
A autora revela, por exemplo, a carência na formação de recursos humanos, escolas mal administradas, a mera competição (por falta de espírito cooperativo) entre profissionais da educação, o baixo rendimento escolar de alunos etc. Maria Aparecida ressalta ainda a importância do ensino aliado à pesquisa, bem como o desafio aos acadêmicos para garantir a autonomia discente, ou seja, assumindo-se como também sujeitos no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
Além disso, ela lança um olhar mais significativo para os currículos escolares e a necessidade de verbas públicas bem aplicadas, que visem um sistema educacional de melhor qualidade, entre outras prioridades enfocadas. De acordo com essa abrangência, o livro constitui-se em um alerta àqueles que ainda acreditam na educação como fonte e possibilidade de crescimento pessoal e social.
A professora Maria Aparecida é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, Especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e em Planejamento Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. É bacharel em Pedagogia e licenciada em Administração Escolar e em Supervisão pela UDESC. Publicou em 2005, pela Editora Cidade Futura, o livro Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?.
Avaliações
Não há avaliações ainda.