Descrição
Autor: João Carlos Cembranel
ISBN: 978-85-7474-407-0
PÁGINAS: 80
Peso: 160g
Ano: 2008
Se fosse apenas pelo número cabalístico que intitula este livro, poderíamos imaginar que se trata apenas de um conjunto de poemas eróticos. Porém, além de sensualidade, temos o dualismo de yang-yin expresso no poetar de João Carlos Cembranel: do princípio ativo ou masculino e do passivo ou feminino. E também o inusitado: escritos em outros idiomas. Algumas representações são bastante interessantes, como em Ao Poeta, quando responde a um poema do memorável Pablo Neruda, que trata da dor e do sofrimento de quem ama. Ou então, em Rascunho incompleto, não acabado, com palavras riscadas e entre parênteses, demonstrando que elas poderiam ser substituídas por outras. Já em Fotogramas, através das dimensões das fotografias evolui o personagem. Encontros e Reencontros refere-se a dois jovens vivendo intensa paixão, inspirado em dois filmes europeus “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-sol”. Os demais, que compõem esta seleção, são frutos de momentos em particular que, seja qual for o motivo, transbordaram e se tornaram versos através da pungente ação deste instigante poeta que ora publicamos.
João Carlos Cembranel nasceu em 3 de novembro de 1970 em Horizontina, no Rio Grande do Sul.
É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrando em Direito Privado na Argentina. Advogado militante na cidade gaúcha de São Borja, já publicou artigos jurídicos em revistas especializadas.
Na área literária participou com distinção do Prêmio Lila Ripoll de Poesias, em 2007, promovido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Avaliações
Não há avaliações ainda.