Descrição
FEDERALISTAS E MONARQUISTAS CONTRA FLORIANO PEIXOTO – 1893 / 1895
Aimberê Araken Machado
ISBN: 978-85-7474-410-0
Páginas: 272
Peso 430g
ANO: 2008
O tema deste livro é um dos mais intrigantes de nossa história. Trata de um período de grande instabilidade política que transcorreu após a proclamação da República, quando guerrearam republicanos “pica-paus” e militares florianistas contra federalistas “maragatos” e a alta oficialidade da Marinha. Denominada de Revolução Federalista, foi uma luta que ensangüentou o Sul de nosso país, numa verdadeira tragédia envolvendo personagens que passaram à história emoldurados por matanças, vinganças, execuções e degolas. Mesmo passados tantos anos, estes acontecimentos continuam a desafiar os nossos pesquisadores que vão produzindo suas versões sobre o sanguinário conflito do final do século XIX .Como diz o autor desta obra, o escritor catarinense Aimberê Araken Machado, “a História nunca poderá ter uma forma definitiva e eterna (…) poderá ser revisada a qualquer momento”, pois “somos apenas intérpretes dela”.
Aimberê Araken Machado é um escritor de grandes temas. Já escreveu sobre Euclides da Cunha, Getúlio Vargas, Erico Veríssimo e a Segunda Guerra Mundial. Neste livro sua abordagem é sobre um dos episódios mais críticos de nossa história, e que até hoje, passado mais de um século, continua a desafiar os nossos pesquisadores: a Revolução Federalista, de 1893 a 1895, e todas as suas conseqüências sobre um país que saía de um regime monárquico para o republicano. Uma verdadeira tragédia e um desafio para quem se propõe a abordá-la, aqui descrita sob o olhar crítico do experiente autor de grandes temas. Preocupada em oferecer obras sobre a nossa história, a Editora Insular incorpora agora ao seu Catálogo este título que há muito tempo perseguia. Nelson Rolim de Moura / Editor
O escritor Aimberê Araken Machado é autor da crônica “Um certo Erico Veríssimo” (publicada em coletânea em 1982), e dos livros Drama e Genialidade em Euclides da Cunha (2002), Atentados da Era Vargas (2004), O V da Vitória: II Guerra Mundial (2005) e Erico Veríssimo: cruzando os caminhos do Tibicuera (2006), todos pela Editora Insular. Nasceu em Araranguá, Santa Catarina, em 1939.
Avaliações
Não há avaliações ainda.