Descrição
Autor:Nelson Frederico Seiffert
ISBN: 978-85-7474-382-0
Páginas:320
Peso: 600g
Ano: 2008
Esta publicação trata dos campos clássicos da política ambiental orientada para a questão do meio ambiente nos municípios. Esclarece sobre o conhecimento científico atual, indica onde os problemas se situam e apresenta medidas para controlar a degradação ambiental no âmbito do território municipal. Alerta ainda que os riscos para o ambiente não devem ser desconsiderados ingenuamente e que precisamos do engajamento da comunidade local e ativa participação dos indivíduos, no sentido de preservar a vida e a prosperidade humana no presente e num futuro próximo.
Hoje, a crise não é apenas ambiental, mas também social, moral e de suficiência de recursos econômicos. Esta crise é também de confiança sobre o processo de desenvolvimento vivido até agora, pois a prosperidade econômica pretendida não beneficiou a maioria, mas redundou em uma grande exclusão, pobreza e miséria em escala planetária que vem atingindo cada vez mais pessoas.
Portanto, a questão ambiental não é apenas uma crise material, mas uma cultura que precisa ser substituída, estabelecendo novas normas de convívio social para acessar aos recursos, equidade no usufruto dos benefícios e responsabilidade na reparação de danos causados pelo uso inadequado de bens e serviços ambientais.
Nelson Frederico Seiffert é catarinense natural de Joinville, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, mestrado em Fitotecnia e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Como bolsista do CPNPq elaborou parte de sua de tese de doutoramento na Universidade de Karlsrhue, na Alemanha, freqüentando institutos que desenvolvem trabalhos nas áreas de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Hidrologia e Economia, o que possibilitou a sua especialização em Gestão Ambiental. Atuou durante 25 anos como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, tendo publicado mais de 80 trabalhos técnicos e científicos, sendo 53 como autor principal, tanto em periódicos nacionais como internacionais, abordando temas ligados a fitotecnia, zootecnia, ciência do solo, microbiologia, sistema de informações geográficas, mapeamento cadastral, gestão de microbacias hidrográficas, pesquisa ambiental e otimização do uso de recursos ambientais. Designado pelo decreto municipal nº 3715, de 05/10/05, coordenou a Comissão Especial para Formulação do Anteprojeto do Código do Meio Ambiente de Florianópolis e do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, com a finalidade de constituírem a base legal para a Política Ambiental do Município.
Esta obra fornece subsídios teóricos e práticos para desenhar e implementar estratégias de política ambiental nos municípios. Os conhecimentos aqui publicados podem contribuir objetivamente para o controle real dos processos de desgaste dos recursos disponíveis nas comunidades, proporcionando estabilidade no meio ambiente e prosperidade sustentável. Isto porque é na municipalidade, por sua concentração urbana, onde ocorrem os principais impactos sobre o bem-estar das pessoas, e verifica-se a escassez de recursos financeiros para promover-se uma intervenção eficaz. Porém, é também neste espaço territorial que as opções de aplicação de medidas de desenvolvimento econômico, social e ambiental específicas são as mais numerosas e palpáveis para a obtenção de resultados concretos a curto e médio prazo. Assim, o grande desafio é produzir uma configuração de poder capaz de concretizar com sucesso a tarefa de institucionalizar políticas ambientais nos municípios.
Avaliações
Não há avaliações ainda.