Descrição
Organizadora: Maria de Fátima Costa de Paula
Páginas: 244
Peso: 312g
Ano: 2019
Os textos do livro, trazendo discussões sobre a Educação na contemporaneidade, em seus diversos níveis, da educação infantil até a pós-graduação, giram em torno de conceitos centrais do pensamento de Michel Foucault, tais como poder, disciplina, resistência e subjetividade. As reflexões deste filósofo continuam muito relevantes e atuais para compreendermos a escola, o sistema educacional, o sistema socioeducativo e a nossa própria subjetividade. Compreender como nos tornamos o que somos, passa, inevitavelmente, pela compreensão do sistema educacional e da escola, pois é neste espaço que passamos grande parte de nossas vidas, exercendo forte influência sobre a nossa formação como seres humanos. Foucault vê na filosofia grega antiga uma experiência de transformação de si que pode servir como referência para pensarmos a contemporaneidade, no sentido da nossa desconstrução e reconstrução. Por meio das reflexões sobre o cuidado de si, na sua ética, que é também uma estética da existência, o filósofo aponta para a possibilidade de produção de subjetividades que escapam aos poderes e saberes disciplinadores que fabricam corpos e mentes dóceis, submissas e úteis ao sistema de produção. Pois onde há poder, há resistências, e estas possibilitam, através das estratégias de enfrentamento do poder disciplinar, do biopoder e das diversas formas de controle, a criação de algo novo. Pensar e propor uma educação transformadora, que rompa com a internalização dos padrões instituídos e dos comportamentos formatados, é reconhecer o processo educacional como um processo de construção de experiências que afirmam a vida na sua potência de reinvenção e recriação do sistema educacional, da sociedade e do mundo.
Maria de Fátima Costa de Paula
Organizadora
O conjunto de textos reunidos no livro resulta de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (NEPES/UFF), vinculado à Faculdade de Educação e ao Programa de PósGraduação em Educação dessa Universidade, coordenado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Costa de Paula, criado em 2000 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O NEPES/UFF possui um Grupo de Estudos sobre Michel Foucault iniciado em 2012, reunindo professores- pesquisadores, doutorandos, mes¬trandos e bolsistas de iniciação científica. Este livro surgiu das discussões realizadas por esse grupo e todos os textos da coletânea partem de reflexões que têm como base o pensamento de Foucault, utilizado como ferramenta para discutir a Educação.
Autores
Maria de Fátima Costa de Paula
Marilene Sinder
Lia Guarino
Anita Rink
Mônica de Souza Houri
Luciana Santos
Sandra Cristina B. Dias
Mariana Maia Moreira
Sharon Varjão Will
Andréia Nunes
Marcia Nico Evangelista
Virginia Georg Schindhelm
Robson Sueth
Marcos Macedo
Avaliações
Não há avaliações ainda.