Descrição
Autor: Laerte Cerqueira
ISBN: 978-85-524-0103-2
Páginas: 350
Peso: 440g
Ano: 2018
A função pedagógica do telejornalismo descrita neste livro é um processo baseado em três dimensões: dos saberes, inspirados na obra Pedagogia da Autonomia, do educador Paulo Freire; da linguagem, com as características próprias de estruturação e significação; dos dispositivos didáticos, recursos acionados pelos profissionais na interpretação e construção dos fatos. Não tem a ver, claro, com a pedagogia da escola nem da família. E parte da percepção que a atividade é central na produção de um conhecimento do cotidiano, no entendimento e compreensão do mundo.
O (tele) jornalístico nunca foi preocupação central nas reflexões do educador Paulo Freire. Porém, ao analisar com mais profundidade as ideias do autor em Pedagogia da Autonomia, acreditamos ser possível estabelecer a aproximação de reflexões do educador com o trabalho do jornalista, enunciador pedagógico. Neste livro, mostramos como orientações e recomendações dadas aos educadores são aplicáveis ao método telejornalístico e à formação de novos profissionais. Também discorremos sobre a força e o papel da linguagem telejornalística e destacamos o papel dos dispositivos didáticos, acionados pelos profissionais, para contribuir com a construção de realidades nas telas.
Laerte Cerqueira
Jornalista profissional, repórter de televisão, doutor em Comunicação pela UFPE − Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE, Mestre em Letras pela UFPB e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba.
Avaliações
Não há avaliações ainda.