Ombudsman no jornalismo brasileiro

R$59,00

1 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-524-0092-9

Descrição

Organizadores: Elaine Javorski e Sérgio Gadini
Prefácio de Caio Túlio Costa e posfácio de Estrela Serrano

ISBN: 978-85-524-0092-9
Páginas: 184
Peso: 263g
Ano: 2018

Você, leitor, tem nas mãos uma coletânea inédita de experiências e arrazoados sobre o papel do ombudsman, a primeira em língua portuguesa. Os textos, sem exceção, retratam experiências bem-intencionadas, todos preocupadas com os direitos do leitor e comprometidas com o melhor trabalho jornalístico possível. O conjunto desses textos só reforça a necessidade mais do que premente da perpetuação da crítica da mídia e da necessidade mais do que premente da tarefa não de trazer de volta o jornalismo ao papel histórico de ator principal como moderador da notícia (retorno impossível), mas de dar longevidade a uma profissão que corre o risco de ser soterrada pela tecnologia disruptiva que a imprensa se recusa a dominar.
Caio Túlio Costa

Para além das leis do seu país e do código deontológico da profissão, o jornalista está obrigado a respeitar o estatuto editorial da empresa em que trabalha, devendo, porém, ser-lhe reconhecido um espaço de liberdade que lhe confere a possibilidade de recusar trabalhos que violem a sua consciência. A sua ação é, pois, balizada pela deontologia profissional e pelo Direito. Mas embora a deontologia acompanhe quase sempre o Direito, existem focos de tensão entre ambos, sendo o principal deles a decisão sobre o que é o interesse público, nomeadamente quando se trata da divulgação de fatos contrários ao interesse dos poderes públicos e da empresa jornalística.
Estrela Serrano

O/a leitor/a tem, nesta coletânea, um mapa da história de três décadas de ombudsman no jornalismo brasileiro, com relatos e análises de profissionais que tiveram a oportunidade e o desafio de fazer a crítica cotidiana de uma produção que destinada ao público, marcada por constantes disputas reais em torno de pauta, modo de tratar um tema de interesse coletivo e as formas como o produto notícia chega ou poderia levar conhecimento jornalístico ao alcance público. Organizar um panorama do que se tem de espaço regular de crítica de mídia é um registro que ajuda a pensar nos limites, ousadias e desafios da urgência que o jornalismo brasileiro contemporâneo tem para enfrentar um tempo complexo marcado pela perplexidade humana.
(Trecho da Apresentação)

Autores/as
Adísia Sá
Alberto Perdigão
Caio Túlio Costa (Prefácio)
Carlos Eduardo Lins da Silva
Elaine Javorski
Estrela Serrano (Posfácio)
Juliana Rosas
Marcel Cheida
Paulo Rogério
Plinio Bortolotti
Rubens Nóbrega
Sandra Moura
Sérgio Gadini

Informação adicional

Peso 0,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ombudsman no jornalismo brasileiro”