Descrição
Organização: Antonio Brasil
ISBN: 978-85-524-0084-4
Páginas: 156 il.
Peso: 251g
Ano: 2018
Não estamos satisfeitos com o presente e queremos mudar o futuro. Ao apresentar o nosso livro, propomos um “manifesto pela inovação do jornalismo”, que pretende antever o futuro da nossa profissão e da nossa paixão. A necessidade de mudança é consenso geral, mas são muito poucos os que ousam enfrentar as dificuldades e incertezas da quebra de paradigmas.
(…)
O objetivo é preparar o leitor para investigar, analisar e praticar novas técnicas, narrativas e rotinas profissionais mais adequadas para o advir do jornalismo. Depois da leitura do nosso livro, convidamos você a fazer um novo jornalismo. Para isso, vamos orientar ou indicar o melhor caminho.
Antonio Brasil
Drones, foguetes, computadores, robôs por trás de notícias, tudo isso e mais faz parte de nosso cotidiano. Por trás do ímpeto dos antigos chineses e dos atuais jornalistas está uma palavrinha cada vez mais vocalizada em toda parte: inovação. Em algum momento, alguém se fez a pergunta “e se fizéssemos diferente?”, modificando uma prática, alterando um modo de agir ou adotando outra perspectiva do problema. Ao fazer isso, esse alguém fez o controle remoto da história funcionar, pressionando teclas de avanço, retrocesso, pausa momentânea, mudança de canal…
A inovação é, portanto, uma dimensão inconformada do fazer humano, que evita se acomodar ou cristalizar uma posição. A inovação envolve dinamismo, movimento, entusiasmo e doses generosas de deslumbramento. É insaciável, experimental, renovadora e revisionista. Futurista, efêmera e volúvel. Desapegada e indomável. Se fosse um foguete, teria a coragem como motor e a curiosidade como combustível. E rasgaria o espaço em busca de sei-lá-o-quê.
(…)
Gosto de folhear este livro e ver nele um diário de bordo de um conjunto de jovens exploradores. Em algumas páginas, a sensação é de que estão arriscando enxergar além do horizonte e do visível. É como se os autores estivessem flexionando seus arcos, apontando e lançando flechas para o alto. Quem sabe a ideia de um foguete rasgando o céu não tenha vindo daí…
Rogério Christofoletti
Autores
Carlos Marciano
Ingrid Pereira de Assis
Letícia Paola Beilfuss
Luiza Mylena Costa Silva
Marcelo Barcelos
Paula Weyh dos Passos
Thiago Pedro Malkowski
Avaliações
Não há avaliações ainda.