Descrição
Alessandra Helena Wiederkehr
ISBN: 978-85-7474-959-4
134 páginas
Peso: 251g
Ano: 2017
[…] o que despertou o nosso interesse em escrever este livro foi o fato de termos constatado um número que consideramos elevado de rejeição de jovens ao tentarem se inserir no mercado de trabalho, enquanto outros, já na primeira tentativa, foram aceitos e começaram a trabalhar com registro formal na carteira de trabalho. Esses jovens (com idade superior a 16 anos e inferior a 18) participavam de um Programa para inserção no trabalho, desenvolvido por uma entidade (da qual também faziam parte) voltada à orientação e condução de crianças e adolescentes economicamente necessitado, situada em uma cidade da região Sul do Brasil.
Alessandra Helena Wiederkehr
Para além do seu objeto imediato, o livro sugere uma reflexão nova, a de se repensar o papel da escola na perspectiva de se superar a pressão do mundo produtivo para dar à escola a função do mero ‘treinamento funcional’ para o mundo do trabalho. Para preparar para o mundo do trabalho não seria melhor uma educação centrada na construção da autonomia pessoal indiferentemente das diferenças dos sujeitos sociais? Para isso, a escola teria que abandonar a sua premissa epistemológica clássica de associar as diferenças sociais e de aprendizagem à natureza humana, ao indivíduo simplesmente, e não às condições de existência humana.
Lindomar W. Boneti
Alguns anos após a sua conclusão, esta obra é agora tornada disponível ao grande público. E vem em boa hora, pois não só resistiu ao teste do tempo, assim como também se reveste de atualidade, a considerar a crise econômica pela qual passa atualmente o País.
Gilson R. de M. Pereira
Alessandra Helena Wiederkehr possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1986), especialização em Metodologia do Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Tem experiência na área da Educação, sendo que seus temas de investigação são: campo e estratégias educativas, políticas públicas e educacionais e história da educação brasileira. É autora do livro A gênese da escola alemã no sul do Brasil (Editora Insular, 2014).
Avaliações
Não há avaliações ainda.