A descentralização das ações públicas em debate: contornos da problemática e experiências catarinenses

R$46,00

7 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-7474-920-4

Descrição

Organizadores: Dimas de Oliveira Estevam e Hoyêdo Nunes Lins

ISBN: 978-85-7474-920-4

Páginas: 232 il.
Peso: 240g

Ano: 2016

A
proposta de descentralização das ações públicas empreendida pelo governo de Santa Catarina e o interesse que despertou nos meios acadêmicos, bem como os debates promovidos pelos estudiosos da socioeconomia estadual, integrantes da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC), nos Encontros de Economia Catarinense, levou à organização desta obra. Embora a descentralização não seja uma experiência inédita, Santa Catarina tem despertado o interesse desde o início da década de 2000, quando iniciou o processo. Daí, a sua importância para a literatura socioeconômica contemporânea.

Este livro trata da experiência de transformar a Administração Pública de Santa Catarina nas últimas décadas por meio da proposta da descentralização e seus impactos na sociedade. Surgiram as Secretarias de Desenvolvimento Regional, espelhando-se numa tradição colaborativa que permeia a sociedade catarinense e conjugando administração governamental e desenvolvimento.
A reforma inspirada e promovida pelo governador Luiz Henrique da Silveira, e sustentada pelo seu sucessor Raimundo Colombo, não foi uma realização corriqueira, mas, também, não representou uma mudança radical. Com um baixo orçamento, de cima para baixo e sem uma maior participação dos cidadãos, não desconcentrou e nem democratizou o poder, contudo propiciou um maior controle sobre a máquina administrativa em todo o estado. Claro que toda reforma provoca controvérsias e esta publicação pretende esclarecer alguns desses aspectos polêmicos, como, por exemplo, se, efetivamente, promove o desenvolvimento regional e reduz as desigualdades.

Autores/as

Alcides Goularti Filho
Angélica Massuquetti

Cátia Fernanda da Silva

Dimas de Oliveira Estevam

Eduarda Martins Correa da Silveira

Fabiano Rodolfo

Felipe Wolk Teixeira

Francisco Gabriel Heidemann

Juliana Souza

Juliano Giassi Goularti

Hoyêdo Nunes Lins

Ivonete da Silva Ramos

Keite Weber Laurindo

Silvio Antônio Ferraz Cario

Taisa Dias

Vanessa Krützmann

Informação adicional

Peso 240,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A descentralização das ações públicas em debate: contornos da problemática e experiências catarinenses”